
Gerando Falcões e Instituto Ascendendo Mentes, ao lado da Gerdau e Melnick, lançam projeto para restaurar bairro de Eldorado do Sul
Iniciativa conta com uma rede de empresas parceiras para implementar projeto escalável que visa reestruturar bairro impactado pelas enchentes de maio
Duas das maiores empresas gaúchas se uniram à Gerando Falcões (GF) e Instituto Ascendendo Mentes (IAM) para trazer ao Rio Grande do Sul o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) - projeto que visa melhorar a qualidade de vida nas favelas do país e empoderar seus moradores. Idealizado pela GF em nível nacional e executado pelo IAM no RS, o intuito é transformar a realidade de comunidades duramente afetadas pelas enchentes de maio/24..
E a primeira cidade GAÚCHA escolhida para receber o projeto com um investimento de cerca de R$ 17 milhões foi Eldorado Sul, município da Região Metropolitana de Porto Alegre que foi o mais atingido pela catástrofe climática no estado, com 100% da área urbana da cidade impactada e 32 mil pessoas dos 39 mil habitantes da cidade afetados fortemente. Esse será o primeiro projeto Favela 3D na região sul do Brasil. Para viabilizar a execução, há a expectativa da adesão de outras grandes empresas no projeto para a captação dos recursos necessários.
A iniciativa levará para a Vila Costaneira, em Eldorado do Sul, uma nova infraestrutura de saneamento básico, intervenções de melhorias habitacionais, desenvolvimento social, geração de renda, inclusão digital e o programa decolagem, que prevê o acompanhamento individualizado de cada integrante atendido pelo programa por meio de um aplicativo.
O projeto em construção estava em fase de ajustes com o Instituto Ascendendo Mentes, integrante do ecossistema da Gerando Falcöes no Rio Grande do Sul, para a realização conjunta dessa iniciativa de transformação social e amparo das famílias dessas comunidades.
Projeto Eldorado
E para acelerar essa retomada da cidade, Melnick e Gerdau entram como estruturadores do Projeto Eldorado, que imediatamente contou com a adesão e apoio da Gerando Falcões, com sua expertise de ecossistema de desenvolvimento social e responsável pela execução da iniciativa. A Gerdau já é parceira de diversas outras ações da ONG por todo o Brasil e não será diferente no Projeto de Eldorado.
1 de setembro de 2024